por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaj

Traduzido por Ramananda Das

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Eu lhe enganei primeiro


Eu lhe enganei primeiro
Mathura, Índia: Agosto de 1992.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Nós devemos tentar controlar nosso coração e nossa mente. Algumas pessoas nos enganou, isso é verdade; entretanto, nós devemos reagir da seguinte maneira, “Eu lhe enganei em uma vida anterior. É por isso que eles estão me enganando hoje.” Isso não deve nos deixar com raiva.
Pergunta: Mas essas pessoas podem deixar muitas pessoas confusas.
Srila Narayana Gosvami Maharaja: Se você bate em alguém e ele lhe bate duas vezes mais forte, você não pode reclamar. Você começou e ele reagiu. Você deve pensar, “Eu lhe causei algum dano em uma vida anterior, e agora ele está devolvendo a reação por aquilo.” Não fique bravo ou com inveja, de outra maneira você ficará agitado e você não estará apto a praticar bhakti. Esse ensinamento é para todos vocês.
Se alguém abusa de você com as palavras, você deve pensar, “Seu insulto não me afeta. Eu não estou ofendido.” Se você não é afetado, a ofensa irá voltar contra a pessoa que a cometeu. Não é necessário ficar bravo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário