por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaj

Traduzido por Ramananda Das

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Não briguem

Não briguem
Wales, Reinos Unidos: 2 de julho de 2000


     Uma vez, durante o Navadvipa parikrama, dois discípulos do meu Gurudeva estavam brigando entre eles. Pegando pedaços de madeira em brasa da cozinha, ambos estavam discutindo furiosamente. Alguém veio e disse a meu Gurudeva, “Ó, eles estão brigando muito. Por favor, alguém faça-os parar. Eles não estão ouvindo a ninguém.” Guru Maharaja respondeu, “Deixem brigar. Eles devem discutir furiosamente; e depois disso eles devem ir a corte e entrar com um processo um contra o outro. Eu não sou um juiz. Eu não vim para sempre sentar na corte e decidir sobre coisas mundanas. Eu não lhes disse para brigar. Eu lhes disse que aqueles que querem fazer bhajana de Krsna devem seguir os princípios de trinad api sunicena, taror iva suhisnusa, amanina manadena. Seguindo esses princípios, eles devem ser muito humildes, como uma folha de grama, e eles devem ser mais tolerantes que as árvores. As árvores nunca reclamam de coisa alguma para alguém, mesmo se elas são cortadas. Mesmo se ela está secando, a árvore nunca pede água. Ao invés disso, está sempre servindo aos outros. Você pode atirar qualquer pedra nela, e ela irá lhe dar doces frutos. Sua casca, sua fruta, sua madeira, tudo seu é para os outros.
     “Portanto eu lhes contei que eu vim ajudá-los a desenvolver amor e afeição transcendental por Krishna. Eu não vim para ser um juiz. Na Índia, especialmente na Bengala, há centenas de cortes no qual você pode ir e reclamar; sem problema. Mas você não deve vir a mim para isso”.
     …Meu pedido é que esposa e esposo não briguem entre si. Você deve ser tolerante, de outra forma sua vida será arruinada. Seja como as senhoras castas indianas e os maridos castos indianos. Seja como Rama, como Sita, como as gopis, como Krishna, como Savitri, Satyabhama, Anasuya, Atri, e todos os outros como eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário