por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaj

Traduzido por Ramananda Das

sábado, 1 de janeiro de 2011

Amor e afeição

Amor e afeição
Odessa, Ucrânia: Setembro de 2002


     Nós queremos nos associar com todos na plataforma de amor e afeição, não controlando os outros. Você não pode trazer alguém ao serviço de Krishna ao manipular e controla-los. Você não pode controlar nem mesmo a sua própria mente, o que falar a dos outros.
     Não tente controlar os outros pela sua ordem ou sua mente. Tente doar seu ser completamente. O amor não toma nada, mas dá tudo. Se o seu propósito e objetivo é pregar o amor e afeição de Sri Chaitanya Mahaprabhu, tente se doar aos outros. Toda sua vida será dedicada ao bem estar dos outros. Eles irão corresponder seu amor e dar a sua vida para servir a Krishna. Eles não irão oferecer seu amor e afeição se você está tentando controla-los. Evite controlar os outros; ao invés disso critique sua própria mente e mau hábitos.

     A primeira coisa é que se você quer demonstrar seu amor aos outros, não cause qualquer dor ou sofrimento, ou sobrecarregá-los pela sua felicidade pessoal e subsistência. Sua preocupação primária deve ser a felicidade e a satisfação dos outros. Nós queremos ser completamente desinteressados em nossas relações. Nós temos o exemplo da árvore que dá sua casca, raiz, folhas, madeira, e sombra; eles oferecem tudo aos outros sem expectativa de remuneração. Como seres humanos, nós podemos ser desinteressados de tal modo?

        Sri Chaitanya Mahaprabhu nos deu esse verso:

 trinad api sunicena
taror api sahisnuna
amanina manadena
kirtania sada hari
     (Sri Sikshastakam, Verso 3)

          Pensando a si mesmo como inferior e inferior que uma insignificante grama que tem sido pisoteada pelos pés de todos, sendo mais tolerante que a árvore, sendo desprovido orgulho, e oferecendo respeito a todos os outros de acordo com as suas respectivas posições, deve-se continuamente cantar os santos nomes de Hari.

     Tente seguir essa instrução. Eu quero que meus sannyäsés e pregadores entendam e sigam esse verso completamente, e ensine aos outros pelo seu exemplo pessoal. Eu não quero que eles se comportem de maneira egoísta. Eles deveriam tentar dar seu coração aos outros. Eu vim para dar meu coração aos outros, não para pegar algo de vocês. Essa é a pregação de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Ele deu seu coração mesmo aos cachorros, leões e tigres. Não pense que precisamos pedir dinheiro a alguém. Se nós pregamos desinteressadamente a mensagem de Sri Chaitanya Mahaprabhu, Deus automaticamente irá enviar dinheiro do céu como uma torrente de chuva. Nós não precisamos se preocupar com isso.
     Esse é o ensinamento e o exemplo de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Eu quero que você escute com muito cuidado o que eu estou dizendo aqui. Minhas palavras não devem evaporar no ar. Não ouça e então esqueça o que eu disse. Todos devem ouvir cuidadosamente, e então anotem essas instruções e tente segui-las.
     Se você quer ser bem sucedido na sua vida, a primeira coisa é se livrar do desejo de se glorificar. Não pense “Eu sou muito glorioso e talentoso, eu posso pregar em todos os lugares”. Ao invés disso, glorifique seu diksha-guru e siksha-guru em todos os lugares. Ao fazer isso, você será bem sucedido na sua pregação e glória irá virá até você. Eu realizei isso, e você deverá realizar esse fato. Por glorificar o seu guru-varga e seu guru-parampara, todos ficarão satisfeitos com sua pregação e eles irão lhe glorificar. Vá em frente com sua pregação, tomando cuidado para que você não procure glorificação. Se lembre que você é um servo do seu diksha e siksha-gurus. Não seja ambicioso em criar seus próprios discípulos, mas tente trazer seus próprios discípulos aos pés de lótus do seu Gurudeva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário