por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaj

Traduzido por Ramananda Das

sábado, 29 de janeiro de 2011

Deus é o mais respeitoso


Deus é o mais respeitoso
[Srila Narayana Gosvami Maharaja conta essa história, que é contada aqui no Sri Caitanya-Bhagavata, Antya-khanda 9:]


Nos tempos antigos vários grandes sábios se reuniram nas margens do sagrado rio Sarasvati para executar o sacrifício de ouvir os Puranas. Todos eles eram bem eruditos e bem versados nas escrituras e eles somente discutiam tópicos transcendentais. Portanto, no seu encontro eles resolveram descobrir quem das três divindades, Brahma, Shiva e Vishnu, é o Principal e o Supremo entre todos os outros. Alguns disseram que Brahma é o Supremo, outros disseram Maheshvara,  Shiva , e outros disseram que Vishnu é o Senhor dos Senhores.
Os vários  Puranas aparentemente propôem alcançar essas três divindades maiores como o Supremo. Claro, isso estava confuso, portanto eles foram ao sábio Bhrgu Muni por ajuda para resolver o assunto. Uma vez que ele era o filho do Senhor Brahmä, nascido da sua mente, e o mais sênior e perito entre os sábios, Bhrgu , era a escolha certa para investigar. Os sábios concordaram que eles iriam aceitar de maneira unânime a decisão de Bhrgu Muni depois dele testar pessoalmente cada uma das divindades. Depois de ouvir o pedido deles, o grande sábio Bhrgu partiu para Brahmaloka, a morada do Senhor Brahma.
Sri Bhrgu Muni entrou na corte do Senhor Brahma e permaneceu lá na frente do Senhor Brahma. o Senhor Brahma estava muito feliz de ver seu filho e lhe perguntou sobre seu bem-estar. Uma vez que o sábio veio pra testar seu pai, ele não deu muita atenção as palavras do Senhor Brahma, mas simplesmente agiu com orgulho. Ele não cumprimentou, nem deu palavras cativantes, como é típico de um filho para seu pai. Quando o Senhor Brahma notou o comportamento rude de seu filho, ele rapidamente se enfureceu. Vendo os olhos flamejantes de seu pai, que poderia rapidamente lhe reduzir a cinzas, o sábio rapidamente saiu de cena. Outros na corte do Senhor Brahma começaram a pacificar o Senhor Brahma dizendo, “Apesar de tudo nosso Senhor, ele é seu filho, como pode um pai ficar tão bravo com um filho?” Subjugado com sua afeição paterna o Senhor Brahma deixou de lado sua raiva. As palavras dos membros da corte agiram como água sobre o o fogo. O sábio Bhrgu então retornou para explicar tudo ao Senhor Brahma e então procedeu para o Monte Kailasa para testar o Senhor Shiva .
Ao ver Bhrgu Muni, o Senhor  Shiva ficou muito contente e junto com sua esposa, Sri Parvati-devi, se levantou pra lhe comprimentar. O sábio disse, “Ó Mahesha, não me toque! Você sempre se veste como um bárbaro incivilizado. Você sempre está rodeado por fantasmas impuros e grosseiros, hobgoblins, e intocáveis. Seu caráter é imprevisível e bruto, e que escrituras recomendam alguém passar cinzas no corpo? Se você me tocar, eu irei ter que tomar um banho, portanto fique longe de mim!”
O sábio Bhrgu estava falando essas palavras simplesmente para testar Sri Maheshvara, de outra forma nunca uma palavra de crítica sobre o Senhor Shiva poderia ter saído de sua boca. Entretando agora, o Senhor Shiva estava tão furioso com o sábio Bhrgu que esquecendo que ele era seu irmão mais velho, ele levantou seu tridente e lhe olhou como se estivesse para destruir os três mundos. Enquanto ele corria até o sábio, Sri Parvati-devi parou entre eles e pegou na mão do seu marido. Ela então caiu a seus pés e lhe implorou dizendo, Meu Senhor, é apropriado ficar tão bravo com seu irmão mais velho?” As sábias solicitações de sua esposa acalmaram o Senhor Shiva e ele se sentiu envergonhado pela sua explosão. De lá, o sábio foi a Vaikuntha para testar Sri Krishna.
A Suprema Personalidade de Deus estava reclinando sobre sua cama encravada de pedras preciosas, enquanto a Deusa da Fortuna, Sri Lakhmi-devi, massageava seus pés de lótus. De repente, Bhrgu Muni apareceu como que do nada e chutou o Senhor no Seu peito. Vendo o sábio Bhrgu, o Senhor Supremo imediatamente se levantou e lhe cumprimentou com as mãos postas, sentindo-se muito satisfeito. Junto com sua esposa, Sri Lakhmi-devi, o Senhor Supremo então banhou os pés do sábio e ofereceu o seu melhor assento para ele se sentar. Com suas próprias mãos, o Senhor untou pasta de sândalo sobre o corpo do sábio. O Senhor agiu como se ele fosse um ofensor tentando se livrar de suas ofensas.
O Senhor Vishnu disse para o sábio, “Eu não estava atento de sua chegada auspiciosa, portanto perdoe minha transgressão de etiqueta. A água sagrada de banhar os seus pés purifica todos os lugares de peregrinação sagrados. Hoje, ela purificou todos os reis e imperadores de enumeráveis brahmandas, universos, que estão situados na Minha forma pessoal. Possa o seu caráter e personalidade permanecer para sempre puro e sem diminuição.
“A poeira do seus pés eu irei manter gravada no Meu peito com grande felicidade. Deixe que os Vedas declarem meu nome como 'Srivatsa-lanchana', aquele que é marcado como o sinal de Srivatsa.” O sábio, ao ouvir as palavras do Senhor Supremo e testemunhando Seu comportamento humilde, que estava livre da luxúria, cobiça, ira, e ilusão, estava verdadeiramente espantado. Ele estava muito envergonhado, baixou sua cabeça e permaneceu assim por um longo tempo.
As ações de Bhrgu Muni não eram realmente as suas próprias ações. Certamente, ele agiu sob uma certa compulsão, como se estivesse sob um encantamento. Quando ele saiu desse encantamento, ele estava subjugado com alegria e reverência ao Senhor Supremo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário